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Image by Jaredd Craig

TEXTOS

Ler bem é o maior legado intelectual que podemos deixar para as crianças.

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É por meio dos textos que o conhecimento acumulado pela cultura humana circula. Assim sendo,  compreender textos é a condição necessária para o desenvolvimento pessoal e a participação social relevante.

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Além disso, ler bem qualifica o desempenho acadêmico em todas as disciplinas e garante a aprendizagem autônoma garantindo bons resultados para a vida toda.

 

Altas habilidades

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O programa Cuca Leitora vai além da formação escolar convencional e desenvolve altas habilidades em letramento permitindo que cada aprendiz alcance seu máximo potencial. Desse modo, o aluno será formado para ler textos diversos como acadêmicos, científicos, jornalísticos, literários, indo além da mera decodificação. As habilidades mais prestigiadas como análise, crítica e interpretação serão incorporadas por meio da relação mais inteligente com os textos, induzida por perguntas que levam à reflexão sobre temas e estruturas textuais.

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Solução para baixa proficiência em compreensão de textos

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Analfabetismo funcional

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Um problema que afeta 8 em cada 10 jovens brasileiros concluintes do ensino médio é o analfabetismo funcional. Segundo o Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF) de 2022, apenas 12% do alunos nesse nível de escolaridade atingem o nível de proficiência em leitura, ou seja, são considerados plenamente letrados. 

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O leitor não-proficiente (rudimentar, elementar ou intermediário) apresenta dificuldades em compreender, analisar, criticar e aplicar o conteúdo de um texto. É, portanto,  incapaz de extrair dele a energia para pensar seus próprios pensamentos e resolver problemas. Considerando essa situação, o programa Cuca Leitora visa auxiliar crianças e jovens a superarem os déficits de letramento.

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O analfabetismo funcional ocorre quando o leitor decodifica os textos (é capaz de ler em voz alta e copiar), mas não desenvolveu as habilidades fundamentais de:

 

Localização

Capacidade de identificar no texto uma ou múltiplas informações expressas de modo literal ou não.

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Integração

Capacidade de comparar, ordenar ou estabelecer outros nexos lógicos entre dois ou mais elementos.

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Elaboração

Capacidade de elaborar, criar ou recriar textos e resolver problemas com base em elementos textuais (aplicar o texto).

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Avaliação

Aportar informação extratextual para confrontar com informação textual ou emitir parecer sobre ela (criticar o texto).

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No programa, a partir de uma avaliação diagnóstica, o aprendiz será inserido em um módulo adequado ao seu estágio de desenvolvimento. A partir daí, receberá formação diária, a fim de alcançar o melhor desempenho em leitura.

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Lendo em casa

Ler e entender  tornou-se insuficiente.

Novos textos, novas ferramentas

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Com a disseminação das novas tecnologias da informação e da comunicação, o texto vem adquirindo novas configurações, indo além da modalidade escrita da linguagem.  

 

Tais textos, chamados multimodais, são escritos, visuais, audiovisuais, veiculados por meio de diferentes canais e suportes de mídia. 

 

As múltiplas  leituras incidem, assim,  sobre  artigos científicos, textos jornalísticos, literários, letras de música, entrevistas, imagens, fotografias, quadros, grafites, tirinhas, cartuns, gráficos, infográficos, tabelas, textos de publicidade, videoclipes, documentários, filmes, desenhos animados, palestras, entrevistas, blogs etc. 

 

O leitor deve ser preparado para atribuir sentidos nesse contexto,  envolvendo-se em novas formas de ler que precisam ser incorporadas à aprendizagem.

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Multiletramentos

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"Se os textos da contemporaneidade mudaram, as competências/ capacidades de leitura e produção de textos exigidas para participar de práticas de letramentos atuais não podem ser as mesmas." Rojo (2013). 

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O termo multiletramentos foi criado por um grupo de professores e pesquisadores dos letramentos, denominado New London Group (Grupo de Nova Londres), em meados da década de 90, nos Estados Unidos.

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O prefixo "multi" diz respeito à variedade de culturas das sociedades globalizadas, e também à multimodalidade dos textos que circulam nelas. 

O conceito de multiletramentos reconhece a multiplicidade de linguagens nos textos (impressos, digitais, em mídias audiovisuais) que circulam na diversidade cultural.

Esses textos são interativos, colaborativos, híbridos em linguagens, mídias e culturas.

Os multiletramentos enfatizam o trabalho com os gêneros que circulam em  ambientes digitais,  já familiares aos aprendizes e o desenvolvimento de métodos,  práticas e capacidades para a compreensão e produção de textos de diferentes linguagens.

Desse modo, os multiletramentos pressupõem que o leitor se relacione de modo compreensivo e crítico com textos escritos, visuais, audiovisuais entre outros, sendo capaz de avaliar notícias, textos publicitários, acadêmicos, músicas, filmes, videoclipes, discursos orais entre outros.

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Letramento crítico

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O pensamento crítico é a capacidade de avaliar discursos,  argumentos e situações de modo racional e consequente, com base em evidências científicas e dados confiáveis para resolver problemas.

Essa é uma das habilidades mais procurados no mercado global de empregos em que a tomada de decisões deve ser rápida, segura e qualificada.

Por essa razão,  todos os programas de leitura e de redação do Tools enfatizam o desenvolvimento da habilidade de leitura crítica, a argumentação e a criatividade e direcionam o aprendiz para o desenvolvimento das competências realmente valorizadas no mundo contemporâneo.

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